Mensagem

Nosso blog contém os ARTIGOS que antes eram publicados no site do Ministério de Música Reconciliai-vos. (www.reconciliaivos.com.br).

terça-feira, 24 de julho de 2012

46º Dia Mundial das Comunicações




        Neste domingo, 20 de maio, na solenidade litúrgica da Ascensão do Senhor, a Igreja celebra também a 46ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, instituída em meio ao Concílio do Vaticano II pelo papa Paulo VI. Para este ano, o papa Bento XVI escolheu como tema deste Dia Mundial das Comunicações Sociais "Silêncio e Palavra: caminho de evangelização". Nela, o Papa procura analisar a cultura da comunicação para oferecer sugestões ao homem de hoje e para orientar a ação pastoral da Igreja.
    
        Nos últimos anos, o papa Bento XVI tem sido, aliás, muito atencioso com os processos e dinâmicas da comunicação, especialmente no contexto de transformação cultural provocada pela evolução tecnológica. E assim, em sua mensagem deste ano para esta comemoração no Domingo da Ascensão, volta a enfatizar sua atenção para um elemento clássico da comunicação, o `silêncio', ou melhor, o emparelhamento silêncio-palavra, numa profunda reflexão humana sobre a importância do silêncio no coração da comunicação. "O silêncio fala, nosso silêncio pode exprimir a nossa proximidade, a solidariedade e a preocupação com os outros. O silêncio é uma maneira poderosa de expressar o nosso respeito e nosso amor pelos outros. No silêncio, ouvimos o outro, damos prioridade à palavra do outro. O silêncio é uma atitude ativa. É o nosso silêncio que permite e dá espaço ao outro para falar", analisa o Santo Padre a certa altura de sua Mensagem.

        Lembrando, de outro lado, que o silêncio torna-se cada vez mais importante no contexto daquele fluxo de perguntas, que em certo sentido é o motor da cultura moderna da comunicação, Bento XVI também adverte que "em nossa cultura há o risco de não se ouvir a pergunta do outro e de querer impor respostas prontas", quando no silêncio é "onde pode florescer um diálogo entre aquele que faz a pergunta e o que busca responder. Nisto há um diálogo, uma interatividade, e é uma busca real da verdade".

        Na leitura da mensagem do Papa para este 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sugere-se, assim, que no cerne deste fluxo de perguntas há uma questão fundamental, que é a busca da Verdade, e daí vem novamente a importância do silêncio como o lugar privilegiado onde o sujeito humano encontra-se diante de si mesmo e diante de Deus".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse artigo ?